Motor híbrido gás-diesel faz 42 km/litro

Motor híbrido gás-diesel faz 42 km/litro

Um exemplar do motor diesel utilizado pelo Volkswagen Golf lá na Europa foi modificado pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça. O objetivo deles era fazer o motor funcionar também com gás natural veicular, além do diesel.

O resultado foi um motor que faz nada menos que 42 km/litro e emite metade da quantidade de CO2 produzida normalmente! Sim, e o motor híbrido gás-diesel pode rodar com até 90% de gás natural sem nenhuma alteração do ciclo diesel, sendo a modificação executada através do gerenciamento de um inédito sistema eletrônico de controle.

Este sistema eletrônico de controle é o que possibilita a ignição do GNV junto com o óleo combustível na câmara de combustão. A eficiência na combustão chegou a 39,6%, o que é simplesmente o dobro dos motores convencionais, muito interessante.

A tecnologia de controle eletrônico de combustão é a chave para se obter melhor eficiência energética combinando-se os dois combustíveis. O dispositivo mede a pressão nos cilindros e administra a injeção direta de diesel ou GNV nas câmaras.

Por fim, um motor elétrico foi ainda agregado ao propulsor híbrido para reduzir ainda mais as emissões de CO2. Mas este também pode ser equipado em veículos comuns.

Mas, já não existem motores que funcionam com diesel e gás ao mesmo tempo? Sim, mas apenas em aplicações industriais, onde a energia gerada pelo motor já é consumida no mesmo local na hora. Por isso que este motor é uma grande inovação neste sentido, pois é aplicado em um veículo, o que não existia até agora.

Para quem gosta muito de motores e tudo relacionado a eles e o mundo dos carros, temos um link bem interessante, que mostra um Volkswagen Fusca 1973 com motor boxer Subaru Impreza 2.0 WRX STI, que tal? Sensacional!

 

Fonte e créditos: Notícias automotivas

No Comments

Post A Comment